Imagem capa - Dúvidas frequentes sobre o ensaio fotográfico por Wilson Vitorino
dicas

Dúvidas frequentes sobre o ensaio fotográfico

Eu não sou modelo, nunca posei para fotos. O que eu faço na hora do ensaio?


Essa é uma preocupação comum das pessoas. Mas a maioria das pessoas que eu fotografei e que você verá nas fotos abaixo, não eram modelos e nunca tiveram a experiência de  fazer um ensaio fotográfico.

A ideia é ser o mais natural possível. E para conseguir o resultado esperado é bem simples, basta ser você mesma e seguir algumas orientações durante uma foto e outra.  Suas sugestões também serão sempre  bem vindas.





Tenho vontade, mas não tenho coragem.


A maioria das pessoas que fazem um ensaio, não param no primeiro. É como se fosse fazer uma tatuagem, você tinha medo antes de fazer a primeira e quando terminou, já estava planejando a segunda. Um ensaio bem feito faz bem para para autoestima. Ele é uma autodescoberta de como encarar as curvas e marcas da pele com carinho, entendendo que são elas que mostram a história que carrega.

O mais importante é que as expectativas e intenções com o ensaio estejam alinhadas. As vezes menos é mais. A sensualidade pode ser sutil em muitas fotos e ainda assim, encantar.





Data e local do ensaio?


O ensaio será agendado após o depósito ou transferência de  R$ 50,00 e o envio do comprovante via WhatsApp.

Para ensaios externos, no caso de chuva ou  mal tempo, o ensaio poderá ser reagendado uma vez sem cobrança de taxa.

O sinal de R$ 50,00 será descontado do valor do pacote, mas não será devolvido em caso de desistência.

A proposta do ensaio tanto em locações externas quanto internas é que o lugar tenha a ver com você ou sua proposta. Pode ser um parque, um ambiente mais urbano, uma praia, seu ambiente de trabalho, sua casa ou até mesmo um café.  São muitas as possibilidades, mas eu também posso indicar algumas opções caso seja necessário. 

Se o local escolhido for um estúdio ou não seja na cidade de Guarulhos ou São Paulo, os custos de deslocamento ou locação do estúdio serão por sua conta. 





Quanto tempo dura o ensaio?


Normalmente o ensaio tem uma duração média de 2 horas. 


Qual o melhor horário para fazer as fotos?


Sempre recomendo que o ensaio ocorra de manhã bem cedo ou no fim de tarde. Evitando o sol das 11 às 15 horas por conta da temperatura e por deixar sombras as mais marcadas principalmente embaixo dos olhos. É o que os fotógrafos chama de luz dura. 


Posso ir acompanhada?


Sim, claro. Pode levar uma amiga, um amigo, o namorado, a namorada, pai, mãe, tia, cachorro... Quem você quiser. O mais importante é você se sentir a vontade na presença da pessoa que irá acompanhá-lá.





Como vou escolher as fotos?


Nos dias seguintes após o ensaio eu enviarei um link com as fotos sem edição para que você possa escolher. Caso queira escolher fotos além do pacote contratado inicialmente também é possível.  


Como será feita a entrega?


As fotos escolhidas serão tratadas e enviadas em formato JPG pelo Google Drive ou WeTransfer em até 15 dias após a seleção. Lembrando que nenhuma foto será entregue sem edição. 


Quais são as formas de pagamento?


Todos os pacotes poderão ser pagos via depósito, transferência bancária, cartão de débito ou crédito (juros a conferir).


 



Muito obrigado por visitar o meu site. Espero que possa contar comigo para registrar esse momento tão singular da sua vida. 

As vezes as coisas não vão ocorrer como o esperado. Pode ser que luz não esteja muito boa, pode ser que o tempo esteja chuvoso no dia do ensaio ou diversas outras coisas. Mas de uma coisa eu tenho certeza. Eu estarei disposto a fazer o necessário para conseguir o melhor resultado possível diante de qualquer situação. 



Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão?

Deixe nos comentários. 




Leia também!

3 motivos para fazer um ensaio fotográfico