Imagem capa - 8 Lugares Em São Paulo ao Ar Livre Para Fazer Um Ensaio Fotográfico por Wilson Vitorino
lugares

8 Lugares Em São Paulo ao Ar Livre Para Fazer Um Ensaio Fotográfico

O ensaio fotográfico é uma arte que vai muito além de um simples clique, uma boa fotografia consegue expressar emoções e detalhes presentes naquele momento.

No caso dos retratos femininos o objetivo é capturar as várias nuances da mulher, exaltando sua sutileza e sensibilidade. Mas para isso, é necessário que o fotógrafo esteja atento aos detalhes e saiba clicar no momento certo. 

Após tomar a decisão de fazer um ensaio fotográfico surge uma dúvida: qual local escolher?

Nesse artigo você vai encontrar 8 locais maravilhosos para fazer o seu ensaio na cidade de São Paulo. Confira:

 


1. Parque da Água Branca





Inaugurado em 1929 o parque possui vários cenários para fotografar: um aquário, passarela com mirante, arena de cavalos, casa do caboclo, espaço leitura, museu geológico, pergolados, espaço para picnic, espaço do idoso e bambuzal. As alamedas do parque proporcionam a sensação de tranquilidade de estar em uma fazenda. Um lugar muito agradável e com uma ótima iluminação. 


Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca (próximo à estação Barra Funda do metrô).






2. Parque Villa Lobos





O Parque Villa Lobos nasceu de um projeto de revitalização da área próxima a região do rio Pinheiros, que no final dos anos 80 abrigava lixões, depósitos de entulho de construção e dejetos retirados do rio. Atualmente o parque é o lar de centenas de espécies de pássaros e 12 mil árvores, entre as quais o ipê, árvore símbolo de São Paulo e assim como o parque Ibirapuera é ótimo para explorar o contraste entre a modelo e a natureza.


Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros (acesso pela estação de trem CPTM Villa Lobos- Jaguaré). 





3. Parque Ecológico do Tietê





Inaugurado em 1982 e com mais de 14 milhões de metros quadrados, está localizado na Zona Leste de São Paulo. Além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo mais de 330 mil visitantes todo mês. Principais atrações: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos ou doados.


Rodovia Parque, 8054 - Vila Santo Henrique (próximo a estação de trem da CPTM Engenheiro Goulart). 




4. Museu do Ipiranga





O Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, atualmente está fechado para visitas em função das obras de restauro e modernização, mas fotografar os  monumentos e o jardim já é uma experiência maravilhosa. 


Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga 

http://www.mp.usp.br/museu-do-ipiranga




5. Parque da Independência





Inaugurado em 1909, os jardins do Museu do Ipiranga, hoje parte do Parque da Independência, foram projetados pelo paisagista belga Arsênio Puttemans com base no estilo neoclássico de jardins franceses, como os famosos jardins do Castelo de Versalhes, próximo à Paris. 


Av. Nazaré, s/n – Ipiranga (próximo à estação de trem da CPTM Ipiranga).  




6. Praça Pôr do Sol





Lindo lugar para ver o pôr do sol e ter uma visão linda da cidadeNão à toa que a praça Coronel Custódio Fernandes no Alto de Pinheiro ganhou esse nome. 

A praça é um ótimo lugar para passear, meditar, fazer um piquenique e curtir o fim de tarde. É ponto de encontro de pessoas de várias idades e de diversas tribos. 

Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, 334 - Alto de Pinheiros




7. Parque do Carmo





Parque do Carmo ou Olavo Egydio Setúbal é um parque municipal localizado na zona leste  de São Paulo. Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o segundo maior parque urbano do município de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana. 

Desde 1978, é realizada no local a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão. Entre os meses de julho e agosto o público aprecia a florada de cerejeiras que acontece nessa época.

Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera




8. Paranapiacaba





Paranapiacaba é um daqueles destinos próximos a São Paulo que todo paulistano deveria conhecer. Trata-se de uma antiga vila inglesa que fica no município de Santo André e visitá-la é como voltar no tempo dos barões de café, onde as cidades eram rústicas e pequenas.

Um dos jeitos mais legais de conhecer o local é através de um passeio que começa na Estação da Luz, de onde sai um trem, o Expresso Turístico, que leva os passageiros até a cidade. Mas também é possível chegar até a vila pegando um ônibus intermunicipal próximo a estação de trem da CPTM Rio Grande da Serra. 





E aí, gostou desses lugares? Em qual deles você gostaria de fazer um ensaio?

Conta aqui nos comentários!